terça-feira, 31 de janeiro de 2012

41 ANOS DE ÁGUA ENCANADA NO BAIRRO DAS QUINTAS

 Marlindo Pompeu é homenageado no bairro das Quintas em Natal, por ter  lutado, protestado e mudado a realidade dos moradores do bairro das Quintas, conseguindo água encanada para o bem-estar dos moradores.

O bairro das Quintas é um bairro popular localizado na Zona Oeste de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Foi oficializado bairro em 30 de Setembro de 1947, pela lei 251, e mantém seus limites atuais desde 1994.
Seu nome deriva do século XVIII, quando a região era formada por sítios e granjas, como a Quinta Velha. Foi local de inspeção de veículos, sediou o primeiro matadouro de Natal (onde hoje fica a sede da empresa de limpeza pública, a Urbana). Também sediou o Cinema São José e uma amplificadora (sistema de som instalado em diversas ruas que divulgava as manifestações da cultura popular).[1]

  • O bairro é um dos mais tradicionais  da cidade do Natal. Seu crescimento aconteceu com maior velocidade a partir da segunda metade do século passado, quando numerosas famílias provenientes do interior do estado passaram a habitar suas ruas, vilas e travessas.
  • É um ponto estratégico na geografia urbana da capital potiguar, fazendo a ligação das zonas leste e sul da cidade com a zona norte.
  • Possui numerosas vilas, muitas delas localizadas dentro do mangue. O tráfico de drogas impera em muitos setores do bairro, sobretudo naqueles mais desassistidos pelo poder público. A favela do Mosquito, localizada nas margens do Rio Potengi, é uma das mais carentes de Natal.
  • A Favela do Japão inicia-se nas margens da avenida Bernardo Vieira e avança em direção ao riacho das Quintas. Dois semáforos localizados na área são campeões em número de abordagens de marginais a motoristas. Também nessas imediações são frequentes os assaltos a ônibus.
  • Alguns trechos do bairro apresentam relativa tranquilidade, sendo corriqueiro observar, ao cair da noite, na maioria deles, animado bate-papo entre os vizinhos nas calçadas.

Um comentário:

  1. POMPEU REALMENTE FEZ TANTA COISA PELA NOSSA CIDADE QUE DARIA PRA ESCREVER UM LIVRO!

    ResponderExcluir